Página inicial
Sala de leitura
Enem
Críticas e sugestões
Eventos
Links paratodos
videos
 


CLIQUE NA IMAGEM
ACIMA, E CONHEÇA ALGUNS VIDEOS DIDÁTICOS CPTEC.INPE


CLIQUE NA IMAGEM
ACIMA, E CONHEÇA JOGO – QUEBRA CABEÇA COM MAPA-MÚNDI FÍSICO


CLIQUE NA IMAGEM
ACIMA, E CONHEÇA MAPA INTERATIVO DAS EMISSÕES DE CO2 NOS DIFERENTES PAÍSES DO MUNDO E DADOS DEMOGRÁFICOS.


CLIQUE NA IMAGEM
ACIMA, E JOGUE COM O MAPA DA EUROPA


CLIQUE NA IMAGEM E LEIA AS MANCHETES DE HOJE DOS JORNAIS DE TODO O
MUNDO.


VEJA O QUANTO VOCÊ CONHECE SOBRE CONTINENTES E OCEANOS


2 JOGOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL


CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA O MAPA-MÚNDI INTERATIVO

site www.geocienciasnomapa.com.br
CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA UM SERVIÇO DE LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DE TESES E DISSERTAÇÕES EM GEOCIÊNCIAS

  Geografia Geral e do Brasil ,

CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU GANHA 5 PAÍSES
NOVOS MEMBROS NÃO SÃO PERMANENTES; BRASIL ALMEJA ASSENTO FIXO

 

A Assembléia geral das Nações Unidas elegeu nesta sexta-feira (15/10) a Argentina, a Dinamarca, a Grécia, o Japão e a Tanzânia como novos membros não-permanentes do Conselho de Segurança. Estes cinco países terão assento no Conselho a partir de 1º de janeiro de 2005, por um período de dois anos. Eles substituirão respectivamente o Chile, a Alemanha, a Espanha, o Paquistão e Angola.

Um procedimento tradicional, esta eleição homologou escolhas que haviam sido feitas há várias semanas no quadro dos grupos regionais da organização mundial: Europa (dois assentos), África, Ásia e América Latina/Caribe. Em conseqüência, os cinco eleitos eram os únicos candidatos a cada um dos assentos a serem preenchidos.

Os cinco outros membros não-permanentes atuais que serão substituídos são a Argélia, o Benin, o Brasil, as Filipinas e a Romênia. O seu mandato continua em vigor até 31 de dezembro de 2005.

O Conselho de Segurança, que é o principal órgão de decisão da ONU, é composto no total por 15 membros, dos quais cinco são permanentes e dotados do direito de veto: China, Estados-Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia.

O Japão é oficialmente candidato a um assento permanente no Conselho, no quadro de uma eventual reforma dos órgãos da ONU, a qual deverá estar no centro das atenções no ano que vem.

A ampliação do Conselho de Segurança, de modo que ele reflita melhor o mundo tal como ele é hoje, foi um dos temas mais importantes dos debates na Assembléia geral da ONU, por ocasião da abertura de sua 59ª sessão, em setembro.

A composição do "clube dos cinco" membros permanentes, que refletia os equilíbrios mundiais nos dias que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, permanece a mesma desde a fundação da ONU, em 1945. Hoje, ela é considerada inadequada.

Nos últimos dez anos, vários países vêm apelando para uma ampliação do Conselho de Segurança, e para que sejam incluídos nele grandes países do terceiro-mundo, de modo a conferir ao grupo permanente um melhor equilíbrio geográfico.

Além do Japão, a Alemanha, o Brasil, a Índia, a Indonésia, o Egito, a África do Sul e a Nigéria também apresentaram oficialmente a sua candidatura a um assento permanente, o que deu início imediatamente a um debate planetário sobre os seus méritos respectivos.

O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, encarregou um grupo internacional de personalidades especialmente escolhidas, de estudar esta questão. O seu relatório, que deve ser entregue no início de dezembro, deverá ser determinante. Kofi Annan pediu para que propostas concretas de reforma sejam submetidas à Assembléia Geral em setembro próximo, por ocasião da abertura da sessão que marcará o 60º aniversário da organização.

Le Monde, 16/10/2004
Tradução: Jean-Yves de Neufville

Retornar ao índice

ATUALIZADO EM 28//06/2016